Pular para o conteúdo

Linguagen$ Financeira$

  • por

A sociedade anseia por saúde financeira. Mesmo que involuntariamente, revelamos ao mundo como lidamos com o dinheiro — ao desejar aumentar renda, cortar gastos, fazer orçamento doméstico, empreender ou ajudar o próximo. O bem-estar financeiro é particular de cada ser: o que é importante para um, pode não ser significativo para outro. 

Porém, uma questão é certa: independentemente de como usamos os recursos, eles possuem reflexos em todas as áreas da vida — relacional, profissional, física, espiritual e emocional.

O bem-estar nas finanças não se baseia na quantidade, se temos muito ou pouco dinheiro, mas sim no modo como nos relacionamos com ele. Se isso não fosse verdade, não haveria ricos deprimidos e insatisfeitos com a vida nem pobres que vivem imensamente gratos e felizes.

A maneira como interagimos com o dinheiro diz algo sobre a manifestação das qualidades com que Deus nos criou — inteligência, racionalidade, sabedoria, empatia, dentre outras — e sobre nossas escolhas diante de uma situação financeira adversa.

Fomos criados à imagem e semelhança de Deus. Não estou falando simplesmente sobre crença: cristãos, judeus, budistas, muçulmanos, com qualquer outra ou mesmo nenhuma; antes de a pessoa vir ao mundo, a semelhança de Deus já fazia parte do nosso DNA. Somente depois veio o credo religioso.

Na bíblia, podemos encontrar essas “linguagens financeiras” em personagens que possuem características semelhantes às nossas — ou não; ou parcialmente. Este artigo revela expressões da linguagem financeira de cada um perante a sociedade. 

Continue comigo e vamos descobrir como. Quem sabe você não se identifica com algum deles.


1 – Hospitaleiro

Quem possui esse perfil acredita que o dinheiro deve ser usado para que as pessoas se sintam especiais e valorizadas. O hospitaleiro encontra, em toda e qualquer situação, a oportunidade de demonstrar a generosidade de Deus aos outros.

As bênçãos recebidas são interpretadas como a chance de preparar uma mesa farta para um estranho ou um amigo. Acolhendo-o das intempéries da vida no calor de sua hospitalidade. Isso, sim, traz satisfação!

O objetivo dos recursos é abençoar o próximo.

Algumas características

Supera as expectativas

Preocupa-se em proporcionar uma melhor experiência aos outros. Sente-se bem quando surpreende as pessoas com situações agradáveis. Seja com refeições, presentes ou outras maneiras de demonstrar sua excepcional hospitalidade.

Prioriza os outros

É altruístas e, por isso, não usa os recursos para atrair atenção para si, mas demonstram a generosidade de Deus — e gostam disso. Investe nos outros, mas, quando se trata de despesas para benefício próprio, essas ficam em segundo plano.

Gosta de usar a comida para agradar

É comum usar recursos financeiros para demonstrar hospitalidade por meio de refeições.


2 – Disciplinado

O disciplinado é determinado em relação ao dinheiro. Busca aproveitar ao máximo os recursos financeiros. Enxerga potencial de expansão em diversas situações que envolvem finanças, porque acredita que, com Deus, tudo é possível. Cada real pode ser multiplicado e uma ideia inicial, é maximizada.

Geralmente, gosta de saber para onde vão até os centavos gastos. Possui orçamento financeiro bem organizado e leva em conta possíveis necessidades futuras.

“Devo fazer o máximo com o dinheiro, pois Deus o colocou na minha esfera de influência.”

Traços do disciplinado

Disciplina objetiva

Tem disciplina rumo aos objetivos financeiros e permanece firmes diante às adversidades. Se a motivação for grande o suficiente, tenta ao máximo suportar o momento difícil.

Explora, recupera e restaura o que parecia perdido

Vê potencial em objetos ou projetos esquecidos. Tende a investir o que tiver a dispor para desenvolvê-los. Recupera o quebrado, conserta o danificado e, aquilo que os outros subestimam, o disciplinado enxerga oportunidade.

Reflete a prudência de Deus

Pessoas financeiramente disciplinadas não são levadas pela emoção ou sentimentalismo. Quando se propõem a ajudar alguma instituição, precisa ser convencidas de que o dinheiro será bem empregado e, principalmente, que os recursos renderão ao máximo durante o processo de ajuda.


3 – Admirador

Esse é atraído pela beleza — “é maravilhoso, eu quero!”. Somente depois idealiza um plano de ação para buscar o desejado. A vontade de ter vem primeiro; depois, alimenta a disciplina para adquirir o objeto ou a experiência.

A prioridade é a beleza; a prudência vem depois.

Qualidades

Enxerga o belo não aparente

Identifica beleza em rostos, lugares, experiências e objetos que outros podem ignorar. Essa peculiaridade acaba ajudando as pessoas ao redor a perceberem a beleza escondida no mistério da criação.

O desejo converge para a disciplina

Como busca obstinadamente o que deseja, a economia exagerada, a mudanças de horários ou aumento de esforço tornam-se apenas detalhes para conquistar o prêmio. Sabe o que quer e vai buscar. Caso o preço seja sair da zona de conforto, ele será pago.

Cria coisas e experiências belas

Possui o dom de maximizar uma decoração utilizando poucos recursos. Decora lindamente um cômodo sem gastar muito — ou nada. Em um ambiente sem vida, os olhos do admirador enxergam potencial para cores vibrantes. O admirador faz a vida brilhar.


4 – Conector

Pessoas com essa característica veem o dinheiro como forma de criar conexões. Sejam elas de ideias, produtos, processos ou relacionamentos. Para o conector, o recurso é uma ferramenta que constrói pontes entre partes aparentemente sem relação. Quando um elemento passa a interagir com o outro, surgem forças e oportunidades ainda não vistas.

O beneficiado pode ser a própria pessoa ou alguma das partes conectadas. “Portas” se abrem após a intervenção do conector.

Não se trata exclusivamente do dinheiro, mas do que ele pode proporcionar.

Alguns atributos

Ajudar os outros faz parte do seu sucesso

Quando necessário, administram cuidadosamente os recursos alheios, pois também se preocupam com o êxito do outro. Pensam que, quando a maré do sucesso sobe, todos os barcos sobem juntos — inclusive o seu.

Sua rede de relacionamentos conecta

Promovem acesso, e acesso é a semente da oportunidade. Sua rede de relacionamentos é uma trama que conecta necessidades a oportunidades.


5 – Organizado

Esse perfil representa a resistência financeira. Possui hábitos financeiros organizados e planejados, cuidam do dinheiro usando estruturas e permanecem nelas por um longo prazo. São pessoas calmas, coerentes e determinadas. Cada real tem seu lugar, e cada lugar foi planejado para o real. São financeiramente responsáveis no presente e se preparam bem para o futuro.

Cuidar do dinheiro é uma forma de glorificar a Deus.

Aspectos do organizado

A palavra de ordem é: ORDEM 

Faz planejamento e o segue à risca. A sensação de ordem possibilita liberdade. Quando necessário, ultrapassa os limites financeiros com consciência, pois sabe exatamente o que precisa fazer para voltar ao equilíbrio financeiro.

Possui cadência financeira

A organização funciona tão bem que se repete ao longo do tempo. Esses ritmos financeiros proporcionam reflexões produtivas para os dias, os meses e os anos.

Para o organizado, a contribuição sistemática traz saúde financeira. 

Sempre há espaço para o Senhor na organização. Acredita que contribuições filantrópicas, sociais e doações são fundamentais para a prosperidade financeira. Para ele, essa parte do orçamento é uma das principais.


6 – Humilde

Para esse perfil, o dinheiro deve ser usado para servir as pessoas. Sente-se na obrigação de destinar recursos ao bem-estar do próximo. Quando o assunto é dinheiro, pensa primeiro nas necessidades do outro e depois nas próprias. É sacrificial com as finanças. A bíblia ensina que todos devem cuidar dos necessitados; para o humilde, essa é a principal obrigação.

O dinheiro deve ser usado para ajudar os outros.

Particularidades

É financeiramente inocentes

Não costuma criar planos financeiros de longo prazo. Confia em Deus e no mundo ao redor de forma impressionante. A concentração do humilde volta-se para o que está à frente a cada momento, em vez de focar nos próprios interesses financeiros futuros.

A injustiça o incomoda

Possuem consciência aguçada sobre as injustiças do mundo e se preocupa com elas. O humilde estende a mão ao marginalizado e usa as finanças para criar uma comunidade mais justa. Dinheiro é instrumento de bem social.

Cobra-se para “tomar uma atitude”

Tem forte senso de responsabilidade e, se não agir, sentirá culpa a ponto de evitar repetir a omissão. Para outras linguagens, contribuir é uma possibilidade; para essa, é urgência.


7 – Líder

Na bíblia, o espírito de liderança é representado por Davi. Pessoas com essa linguagem tendem a liderar em tudo o que se propõem a fazer. Caso queira saber mais sobre a linguagem financeira do líder, sugiro ler o livro ‘As 7 linguagens do dinheiro’, de Tommy Brown. 

Obra que serviu de base para este artigo. O livro faz um paralelo entre linguagens financeiras e personagens bíblicos como Isaque, Moisés, Abraão e Davi.

Além das características mencionadas, você consegue descobrir qual é a sua linguagem financeira. Eu fiz o teste e afirmo: as semelhanças para mim foram surpreendentes.

O autor também aborda o lado negativo de cada linguagens, como egoísmo, impaciência e manipulação. O livro ainda oferece sugestões para crescimento e saúde financeira.

Se quiser e puder, adquira o livro pelo link de afiliado a seguir.

Assim você ajuda a manter este blog ativo

As 7 linguagens do dinheiro
image

E você — qual dessas linguagen$ financeira$ tem guiado suas escolhas e como pode usá-la, com sabedoria, para glorificar a Deus e abençoar pessoas?

Obrigado


🕯️ O Escrita em Chama nasceu de uma história real de superação, fé e milagres.
Clique e conheça meu testemunho:

👉 Uma Vida Que Mudou Num Piscar de Olhos

Mailbox@3x

Oh, olá 👋,
É um prazer conhecê-lo.

Quer receber meus artigos no seu e-mail? Então, se cadastre aqui!

Não fazemos spam! Leia nossa política de privacidade para mais informações.

Mailbox@3x

Oh, olá 👋,
É um prazer conhecê-lo.

Quer receber meus artigos no seu e-mail? Então, se cadastre aqui!

Não fazemos spam! Leia nossa política de privacidade para mais informações.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *